Família Oliveira

Caros leitores,

Hoje trago um resumo sobre a história da família Oliveira da cidade de Santa Rita de Ibitipoca, estado de Minas Gerais. Vale ressaltar que há inúmeras famílias com esse sobrenome na região, sem que necessariamente sejam ligadas entre si. Esse artigo irá tratar de Sebastião Theodoro de Oliveira e sua numerosa descendência.

FAMÍLIA


Sebastião Theodoro de Oliveira foi morador de Santa Rita de Ibitipoca, Minas Gerais. Era casado com Maria Antônia de Jesus, conhecida como “Totonha”, filha de Florentina Constantina de Jesus. Ele e a esposa nasceram em meados da década de 1840 e faleceram entre 1895 e 1912. 


Abaixo-assinado de moradores de Ibitipoca em favor do professor
David Ribeiro, publicado em jornal em 1888.
Entre os assinantes, estão Sebastião Theodoro de Oliveira
e seus filhos Manoel e Joaquim.
Fonte: Gazeta de Notícia, 1888 - BN Digital
(clique para ampliar)

Sebastião e Maria Antônia tiveram os seguintes filhos:
1. Joaquim Tourinho de Oliveira, nascido por volta de 1871 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Casou-se em 27 de Janeiro de 1892 com Alice Amélia Garcia (filha do português José Francisco Garcia Júnior e Francisca Cassimiro de Assis - ver “Família Garcia”, nesse site). Faleceu em 15 de Junho de 1939, com 68 anos, em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Conforme relatos de familiares, foi tropeiro quando jovem e posteriormente trabalhou com inspetor escolar por muitos anos. A esposa Alice, nascida por volta de 1869, faleceu também em Ibitipoca, em 28 de Março de 1952, aos 83 anos. Era irmã de Paraíso José Garcia.


Joaquim Tourinho de Oliveira e a esposa Alice Amélia Garcia
Créditos: Ana Clara Tourinho
(clique para ampliar)

Antiga casa de Joaquim Tourinho de Oliveira 
em Ibitipoca, atualmente demolida.
Créditos: Fátima Tourinho
(clique para ampliar)

2. Florentina Laurentina de Oliveira, nascida por volta de 1869 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Casou-se com Paraiso José Garcia em 8 de Março de 1886, em Ibitipoca (sendo ele filho do português José Francisco Garcia Júnior e Francisca Cassimiro de Assis - ver “Família Garcia”, nesse site). Seu marido Paraíso José Garcia, nascido em 5 de Outubro de 1867, em Santa Rita de Ibitipoca, MG, foi fazendeiro e político influente na região de Ibitipoca, tendo seu nome dado como homenagem ao antigo local denominado “José Pinto”, hoje um distrito conhecido como “Paraíso Garcia”. Paraíso faleceu aos 72 anos em 15 de Março de 1938, em Campolide, comarca de Barbacena, MG. Já Florentina, faleceu viúva alguns anos depois, por volta dos seus 75 anos em 12 de Junho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Para ver a descendência desse casal, acesse “Família Garcia”, nesse site.


Florentina Laurentina de Oliveira e o marido Paraíso José Garcia
Créditos: Valderez Rosa Garcia
(clique para ampliar)
3. Maria do Carmo de Oliveira, nascida por volta de 1880 em Santa Rita de Ibitipoca, MG, era conhecida como “Carminha”. Casou-se em 28 de Setembro de 1896 com Antônio Cobucci em Santa Rita de Ibitipoca, MG, sendo ele filho do italiano Raimundo Cobucci e Francisca Cassimiro de Assis. Residiram sempre em Ibitipoca, onde vieram a falecer. Antônio foi professor estadual até se aposentar. Para ver a descendência desse casal, acesse “Família Cobucci”, nesse site.


Maria do Carmo Oliveira e o marido Antônio Cobucci
Créditos: Elenice Cobucci Marins
(clique para ampliar)
4. Maria José de Oliveira, casou-se com Henrique Cobucci, fazendeiro, em 29 de Julho de 1891, em Santa Rita de Ibitipoca, MG, sendo ele filho do italiano Raimundo Cobucci e Francisca Cassimiro de Assis. Para ver a descendência desse casal, acesse “Família Cobucci”, nesse site.
5. Manoel Canuto de Oliveira, conhecido como “Nequinha”, casou-se com Dorcelina Maria do Nascimento (ou Dorcelina Ricardo) em 24 de Novembro de 1886, em Santa Rita de Ibitipoca, MG.
6. Benício Guarino de Oliveira, casou-se em jun/1900 em Santa Rita de Ibitipoca, MG.

2ª GERAÇÃO - NETOS DE SEBASTIÃO THEODORO DE OLIVEIRA


1. Joaquim Tourinho de Oliveira e Alice Amélia Garcia tiveram os seguintes filhos: 

1.1. Julita Garcia de Oliveira, nascida em 02 de Fevereiro de 1895, em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Foram seus padrinhos Raimundo Cobucci e Maria Antônia de Jesus. Conhecida como “Juju”, foi casada com o português Antônio Maria Ferreira. Após seu falecimento, Julita casou-se com Antônio Arruda. Julita não teve filhos de nenhum desses dois matrimônios.
1.2. José Tourinho de Oliveira, nascido em 11 de Dezembro de 1896, em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Casou-se com Maria da Conceição Barra (após casar, Maria Barra de Oliveira) em 23 de Julho de 1919, em Ibitipoca, sendo ela filha de João Ernesto Barra e Benvinda Cecília de Jesus (ver “Família Barra”, nesse site). Posteriormente, o casal se mudou para Juiz de Fora, MG, onde tiveram 8 filhos (sendo que uma menina faleceu na infância). Moraram na “rua dos Artistas”, no bairro “Morro da Glória”, até que sua esposa, nascida em 6 de Outubro de 1898 em Ibitipoca, veio a falecer em decorrência de um parto em 1939, aos 41 anos. Posteriormente, José Tourinho casou-se com Mathilde de Araújo em outubro de 1939, com quem teve mais 6 filhos. José Tourinho foi gerente na fábrica de cimentos Saint Clair, além de ter possuído uma oficina de carros e uma frota de 2 ônibus urbanos. Faleceu aos 58 anos em 09 de Julho de 1955, vítima de infarto, em Juiz de Fora, MG.
1.3. Francisco Tourinho de Oliveira, nascido em 1899 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Conhecido como “Neném”, era transportador de “cargas em tropas”. Faleceu solteiro antes de 1985.
1.4. Antônio Tourinho de Oliveira, nascido em 11 de Janeiro de 1902 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Conhecido como “Tonico Tourinho”, casou-se com Romilda Liguori em 03 de Fevereiro de 1922 em Ibitipoca, sendo ela filha dos italianos Vicente Liguori e Filomena Cobucci. O casal se mudou para Juiz de Fora, onde faleceram.
1.5. João Tourinho de Oliveira, nascido em 1904 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Casou-se com Maria Océlia de Souza em 28 de Junho de 1924. A família residiu em Ibitipoca, posteriormente mudando-se para Juiz de Fora, MG.
1.6. Maria da Conceição de Oliveira, nascida em 1905 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Conhecida como “Cotinha”, casou-se em 17 de Maio de 1927 com José Avelar Cobucci (conhecido como Lalau, filho de Caetano Cobucci e Maria Teresa Barra).  Após seu falecimento, o marido casou-se novamente com Áurea Barra.
1.7. Joaquim Tourinho de Oliveira, nascido em 1907 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Foi casado com Maria Célia Cobucci e residia em Juiz de Fora. Era conhecido como “Guiguinho”.
1.8. Geraldo Tourinho de Oliveira, nascido em 1909 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Foi fazendeiro em Ibitipoca e casado com Maria da Glória de Jesus de Oliveira. Faleceu em 1996.
1.9. Rita de Cássia de Oliveira, nascida em 1911 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Conhecida como “Rita Totoca”, casou-se com João Batista de Souza (também conhecido como “João Marinho”), antigo fazendeiro em Ibitipoca.
1.10. Manoel Tourinho de Oliveira, nascido em 1914 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Morou em Ibitipoca e faleceu solteiro.


Filhos de Joaquim Tourinho de Oliveira
Créditos: Fátima Tourinho; Mirian Pereira; 
Valéria Oliveira; Rosana Novello;
(clique para ampliar)

5. Manoel Canuto de Oliveira e Dorcelina Maria do Nascimento tiveram os seguintes filhos:
5.1. José de Oliveira, nascido em 25 de Outubro de 1894 em Santa Rita de Ibitipoca, MG. Foram seus padrinhos Antônio Nicolau Cobucci e Auta Augusta de Almeida. Foi casado com Clarinda Barra, filha de Bartolomeu Marcílio Barra e Maria Barra. Mudaram-se para “estação de João Ayres”, atual município de Antônio Carlos, MG. Tinha o apelido de “José Nequinha”. Tiveram como filhos: Elisabete, Maria, Adélia, José, Francisco, Fernando, Eduardo, Cláudio, Luís Augusto, Bartolomeu, Hamilton, Elci e Elza.
5.2. Eduardo Ricardo de Oliveira, foi casado com Antônia Mendes de Souza. Foram residir em Lima Duarte. Tiveram como filhos: Maria Mendes de Souza (casada com Paulino), Geraldo Mendes de Oliveira (casado com Brasilina), Lacy, Paulistina, Paraíso, Sebastião, Waldemira, Carlos e Guiomar.
5.3. Maria José de Oliveira, casou-se com Mártir Fonseca em 7 de Janeiro de 1928, em Santa Rita de Ibitipoca, MG, sendo ele filho de José Anastácio da Fonseca e Maria Antonieta Ricardo (ver família “Ricardo Coelho”, nesse site). Posteriormente, foram embora de Ibitipoca.
5.4. Laurentina, batizada em 15 de Junho de 1902 em Santa Rita de Ibitipoca, MG.
5.5. Alípio
5.6. Guiomar

3ª GERAÇÃO - BISNETOS DE SEBASTIÃO THEODORO DE OLIVEIRA


1.2. José Tourinho de Oliveira, em seu primeiro casamento com Maria da Conceição Barra, teve os seguintes filhos:
1.2.1. Ondina de Oliveira
1.2.2. Maria de Oliveira
1.2.3. Alice de Oliveira
1.2.4. Therezinha de Oliveira
1.2.5. Sebastião Tourinho de Oliveira, conhecido como “Tigo”.
1.2.6. José Raimundo de Oliveira, conhecido como “Zezé”.
1.2.7. Antônio Aldo de Oliveira, conhecido como “Adinho”.
1.2. José Tourinho de Oliveira, em seu segundo casamento com Mathilde Araújo, teve os seguintes filhos:
1.2.8. Marilucia de Oliveira
1.2.9. Laert Tourinho de Oliveira
1.2.10. Edson Tourinho de Oliveira, conhecido como “Edinho”.
1.2.11. Márcio Tourinho de Oliveira
1.2.12. Getúlio Tourinho de Oliveira
1.2.13. Joaquim Tourinho de Oliveira, conhecido como “Quincas”.


Filhos de José Tourinho de Oliveira
(clique para ampliar)
1.4. Antônio Tourinho de Oliveira e Romilda Liguori tiveram os seguintes filhos:
1.4.1. Maria de Oliveira
1.4.2. Filomena Terezinha de Oliveira
1.4.3. Alice Perpétua de Oliveira
1.4.4. Rita Dulce de Oliveira
1.4.5. José Amaldo de Oliveira
1.4.6. Sebastião Raimundo de Oliveira
1.4.7. Onofre Foster de Oliveira
1.4.8. Vicente Guido de Oliveira
1.4.9. Jesus Manoel de Oliveira
1.5. João Tourinho de Oliveira e Maria Océlia de Souza tiveram os seguintes filhos:
1.5.1. Rita Tourinho de Oliveira Pereira
1.5.2. Alice de Oliveira Cobucci
1.5.3. Maria Elza de Oliveira Cobucci
1.5.4. José de Oliveira Tourinho
1.5.5. João de Oliveira Tourinho
1.5.6. Francisco de Oliveira Tourinho
1.5.7. Raimundo de Oliveira Tourinho
1.5.8. Sebastião de Oliveira Tourinho
1.5.9. Geraldo de Oliveira Tourinho
1.5.10. Adair de Oliveira Nepomuceno


Filhas de João Tourinho de Oliveira
Esquerda pra direita: Rita e Alice
Créditos: Mirian Pereira e Elenice Cobucci Marins
(clique para ampliar)
1.6. Maria da Conceição de Oliveira e José Avelar Cobucci tiveram os seguintes filhos:
1.6.1.  Caetano Avelar Cobucci
1.6.2. Vicente Cobucci
1.6.3. Mey Cobucci
1.6.4. Geraldo Cobucci
1.6.5. José Cobucci
1.6.6. Joaquim Cobucci
1.6.7. Fernando Cobucci
1.7. Joaquim Tourinho de Oliveira Maria Célia Cobucci tiveram os seguintes filhos:
1.7.1. Sebastião de Oliveira
1.7.2. João Mateus de Oliveira
1.7.3. Geraldo Magela de Oliveira
1.7.4. Antônio de Oliveira
1.7.5. Pedro Paulo
1.7.6. Joana Darc de Oliveira Vidal
1.7.7. Maria Rita
1.7.8. Maria de Oliveira
1.7.9. Francisco
1.8. Geraldo Tourinho de Oliveira e Maria da Glória de Jesus de Oliveira tiveram os seguintes filhos:
1.8.1. Alice Tourinho de Oliveira
1.8.2. Joaquim Tourinho de Oliveira
1.8.3. Antônio Tourinho de Oliveira
1.8.4. Rita Maria de Oliveira
1.8.5. Maria do Rosário de Oliveira
1.8.6. Maria de Fátima de Oliveira
1.9. Rita de Cássia de Oliveira e João Batista de Souza tiveram os seguintes filhos:


1.9.1. José Francisco de Souza
1.9.2. Antônio Leopoldo de Souza
1.9.3. Rita Militina de Souza

1.9.4. Maria da Conceição de Souza

COLABORADORES


Valderez Rosa Garcia; Fernando Wenceslau de Mendonça; Rosana Novello; Ana Clara Tourinho; Fátima Tourinho; Elenice Cobucci Marins; Mirian Pereira; Valéria Oliveira; Tadeu de Oliveira Coelho;

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Algumas informações contidas neste estudo foram retiradas do livro "Nossos Parentes", do Dr. Geraldo Fonseca.


3 comentários :

  1. Muito bom essa pesquisa,a minha vó saiu da região de MINAS gerais, eu mim lembro que ela dizia,que saiu fugida,pra se separar do marido na época que era proibido,ela disse que alterou o sobre nome, de RAIMUNDA Francisca Caetano DE OLIVEIRA para RAIMUNDA de OLIVEIRA, ela falava muito da região córrego Boa ESPERANÇA,que era da minha bisavó Tertulina,ela falava que tinha irmaos por nome PAULO, António e JOSÉ,minha vó foi pro ESTADO DA Bahia, a onde acabou perdendo o contato de toda descendência de MINAS gerais,sendo que desse casamento a minha vó teve uma filha que nasceu em Minas,nome da minha tia há falecida Joana Saraiva de Oliveira, sendo a família da minha vó até minha tia eram de cor branca,após casar com meu avô negro, mistificou a decendencia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho para mim que o Sr. Eduardo Ricardo de Oliveira é bisavô do atual prefeito de Olaria, vizinha a Lima Duarte. O avô do prefeito chamava-se Geraldo Mendes! Será?

    ResponderExcluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras