Conforme o trineto Fernando,
reza a lenda que era médico homeopata e durante muitos anos foi “o vacinador”
em Santa Rita de Ibitipoca. Faleceu entre 1894 a 1897, possivelmente em Lima
Duarte. Foi amasiado com Joaquina Felisbina Ricarte (ou Ricardo),
filha de Ricardo José Coelho e Felisbina Maria de Jesus, com quem teve pelo
menos 2 filhos:
1. Manoel
Victor de Mendonça Júnior, nascido em 17 de abril de 1863, em Santa Rita de
Ibitipoca. Casou-se em 9 de outubro de 1886, em Barbacena, Minas Gerais,
com Clotilde Ferreira da Cunha, filha do português Antônio Ferreira
da Cunha e Rita Olímpia Rodrigues. Posteriormente, mudou-se para Belo
Horizonte, Minas Gerais, em 1897, onde tornou-se 1º tabelião, e faleceu nessa
mesma cidade em 14 de junho de 1938. Teve 11 filhos: Plínio de Mendonça, Arthur de Mendonça, Demerval de
Mendonça, Álvaro de Mendonça, Manoel de Mendonça, Rita Ilda de Mendonça, Lila
de Mendonça, Maria Antonieta de Mendonça, Nair de Mendonça, José de Mendonça e
Maria José de Mendonça.
2. Francisco Victor de Mendonça, nascido por volta de 1868, em Santa Rita de Ibitipoca. Era conhecido como “Chicão”. Casou-se aos 03 de julho de 1889, em Santa Rita, com Anunciata Amélia da Fonseca, filha de José Anastácio Rodrigues da Fonseca e Maria Amélia da Fonseca. Faleceu em 8 de abril de 1918, na mesma cidade. Teve 10 filhos: José Mendonça da Fonseca, Maria da Conceição de Mendonça, Maria do Carmo de Mendonça, Orquisio Américo de Mendonça, Sebastião Victor de Mendonça, Manoel de Mendonça, Divino Victor de Mendonça, Joaquim Victor de Mendonça, Geraldo Victor de Mendonça e Raimunda de Mendonça.
Ademais, Manoel Victor de Mendonça teve mais um filho com Rita Dias de Jesus, antiga moradora de Santa Rita:
3. José
Dias de Mendonça, nascido por volta de 1861, em Santa Rita de Ibitipoca.
LINHA DO
TEMPO
Em 1871, figura como curador ad hoc dos orfãos, no inventário do português José Francisco Garcia Júnior, antigo morador de Santa Rita de Ibitipoca (tetravô do autor desse site):
(clique para ampliar)
Em 23 de Novembro de 1889, em Lima Duarte, já com a patente de Major, Manoel Victor de Mendonça discursou na câmara municipal, em comemoração à proclamação da República no Brasil, após fala de Manoel Antônio Duque (filho de João de Deus Duque).
Em 1892, assume a presidência da câmara municipal de Lima Duarte (equivalente ao cargo de prefeito atualmente), onde ficaria até 1894.
Em 24 de Dezembro de 1893, Manoel Victor escreve uma nota para o jornal “Minas Geraes”, onde demonstra seu apoio ao presidente do Estado de Minas Gerais da época, Afonso Pena.
Em 1898, é lembrado e homenageado em uma lista de cidadãos falecidos que dedicaram-se ao desenvolvimento da cidade de Santa Rita de Ibitipoca.
Sou filho de Vera Maria de Mendonça filha de Arthur de Mendonça Filho neto de Manoel Victor de Mendonça Júnior, fico feliz de ler a história da família é bom conhecer para continuar fazendo bem a história do nosso Pais. Meu nome Marco Aurélio de Mendonça Pimenta.
ResponderExcluirMeu nome é Fernando Wenceslau de Mendonça, filho de Fernando de Mendonça, neto de Dermeval de Mendonça, bisneto de Manoel Victor de Mendonça Jr, trineto de Manoel Victor de Mendonça.
ExcluirGosto de pesquisas genealógicas e realmente cada descoberta que faço é muito gratificante. Já evolui muito e tenho mais sobre nossos antepassados.
Há documentos sobre os pais do tenente coronel Manoel Victor de Mendonça? Meu pai era Manoel Victor de Mendonça (neto) e meu irmão Manoel Victor de Mendonça (bisneto).será que há descendência portuguesa? Pois sempre ouvimos algo sobre isso.
ResponderExcluirTudo bem, sou o Fernando, seu primo. Na verdade temos vários antepassados portugueses no decorrer de várias gerações. Nossos antepassados estão no Brasil desde o início da colonização. Nosso antepassado português mais recente foi o pai da Vovó Lila, nossa bisavó, que era a esposa do Manoel Victor. Se chamava Antonio Ferreira da Cunha, nosso trisavô. Êle se naturalizou brasileiro.O próximo mais perto seria um 7º avô pelo lado do Manoel Victor.
ExcluirAtualmente sou colega de trabalho do Marco Artur.
Corrigindo: meu pai era bisneto e meu irmão tataraneto
ResponderExcluirSou Santuza Simões de Mendonça, filha de Plínio de Mendonça Filho, neta de Plínio de Mendonça e bisneta de Manoel Victor de Mendonça
ResponderExcluir