Lista de moradoras de Santa Rita de Ibitipoca - 1913

Caros leitores

Em homenagem ao Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade de Santa Rita de Ibitipoca, Minas Gerais, hoje trago a transcrição de uma pequena nota do jornal “O Paiz”, publicada em 15 de abril de 1913. Ela trata sobre a nomeação de juízas para os festejos do mês mariano (para religião católica, o mês de maio é dedicado a Maria, mãe de Jesus). Segue a transcrição da nota, com a identificação de algumas mulheres:


Nota original do jornal "O Paiz"

BARBACENA

SANTA RITA DE IBITIPOCA

Festa religiosa – Graças aos esforços do nosso zeloso vigário, realizar-se-ão nesta localidade, na igreja matriz, no próximo mês de maio, os festejos do mês mariano.

Para isso, foram nomeadas juízes, que certamente desempenharão com brilhantismo este sagrado compromisso, as ilustres senhoritas:

Maria de Mendonça

Maria Cobucci de Oliveira (filha de Antônio Cobucci e Maria do Carmo de Oliveira. Foi casada com Antônio Cobucci)

Judith Cobucci

Maria da Conceição Cobucci (filha de Henrique Cobucci e Maria José de Oliveira. Foi casada com Franklin Afonso do Nascimento)

Maria Madalena Liguori (provavelmente era a filha dos italianos Vicente Liguori e Philomena Cobucci, que foi casada com Itagiba Rodrigues de Souza)

Julita de Oliveira Garcia (filha de Joaquim Tourinho de Oliveira e Alice Amélia Garcia, com 18 anos à época. Foi casada com Antônio Maria Ferreira, e depois Antônio Arruda)

Vicencia Alfani

Ana de Oliveira

Mariana Fonseca

Maria de Oliveira

Etelvina de Nazareth

Edelvira Maria Garcia

Adylles Garcia de Oliveira (filha de Paraíso José Garcia e Florentina Laurentina de Oliveira. Foi casada com Otávio Ribeiro Navarro)

Julieta Cobucci de Oliveira (filha de Antônio Cobucci e Maria do Carmo de Oliveira. Foi casada com Leonel Tostes de Oliveira)

Amalia Moreira Pires

Philomena Moreira Pires

Julieta Bom Tempo

Carolina Gomes do Nascimento

Maria da Conceição Barra (filha do italiano Giovanni Barra – João Barra no Brasil – e Benvinda Cecília de Jesus, com 16 anos à época. Foi casada com José Tourinho de Oliveira)

Maria Laudares da Fonseca (provavelmente filha ou esposa de Elisário Laudares da Fonseca)

Maria Pia da Cunha

Clotilde Rodrigues

Lina de Paula

Adelina Maria da Conceição

Maria de Assunção

Luiza Netto Pires

Maria Netto Pires

D. Maria Fusco Liguori (ou Maria Felícia Fusco, filha do italiano João Fusco e de Jesuliana da Fonseca. Foi casada com Brás Nicolau Liguori).

Maria das Dores

Rita Fonseca

Festeiros: Major Ivo Cândido de Paula, Capitão Alcides Augusto de Ávila e Coronel José Carlos de Oliveira; Procuradores José Cândido de Paula e José Netto de Rezende.


3 comentários :

  1. Minha bisavó materna chamava-se Ana Claro Moreira Campos e era natural de Santa Rita de Ibitipoca.

    ResponderExcluir
  2. Em Santa Rita de Ibitipoca, em 1942, havia alguma fazenda administrada por dois irmãos alemães com sobrenome Weiss?

    ResponderExcluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras